ROTA TURÍSTICA CAMINHO DAS ORÍGENS





O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Caminho das Origens, concentra-se na região centro - oeste do estado do Rio Grande do Sul. Esta rota turística é a prática do programa de desenvolvimento do turismo regional. A ideia de integrar os municípios que compões este caminho, nasceu da necessidade de encontrar um denominador comum que sirva de vetor para o desenvolvimento e como alternativa viável para dinamizar a economia regional. A união desses municípios é uma importante alternativa, para que cada um, possa mostrar suas atrações turísticas. Abaixo, as principais características de cada município:

 

Bossoroca - caracteriza-se como a Buena Terra Missioneira, com uma extensa área destinada à agropecuária, aliada à um grande acervo turístico, constituído por locais históricos e pontos de visitação, como a estátua de Noel Guarany e seu Mausoléu. É conhecida também, por ser o palco de inúmeros eventos culturais, entre eles, o Encontro Sul – Americano de Folclore, que reúne, além de delegações do Brasil, participações de países como a Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

 



 

Nova Esperança do Sul - Capital da Bota, caracteriza-se pelas fábricas de artefatos em couro, além de sua natureza exuberante com matas e cascatas.

 


 

Jaguari - tem o título de Cidade das Belezas Naturais, com uma gastronomia baseada na cultura italiana, com a produção de uva e de vinho.

 


 

Mata - possui um vasto sítio arqueológico.

 


 

Itacurubi - tem como principais pontos turísticos, a Cascata Inhaquã, a Fazenda Rancho Grande e o Templo de Pentecostes.

 


 

Cacequi - é conhecida como a Capital da Melancia ou Terra da Melancia.

 


 

Capão do Cipó - capital da soja com uma produção exuberante no cenário gaúcho.

 


 

Santiago - conhecida por ser a Terra dos Poetas e Cidade Educadora, é um grande polo Regional.

 


 

Unistalda - conhecida pela Capital do Pau-ferro por ter uma grande concentração desta árvore nativa, é a maior reserva da América Latina, histórica por guardar na Estância do Carneirinho mitos e lendas das revoluções.

 




São Francisco de Assis - A Terra do Bugio, está localizada a margem esquerda do rio Ibicuí. Principais pontos turísticos são o Museu Cônego Hugo e a Praia de Jacaquá.
 


 

São Vicente do Sul - De acordo com registros históricos, a região do atual município de São Vicente do Sul era um antigo aldeamento de índios guaranis. Tem suas origens no ano de 1632, com a chegada dos jesuítas espanhóis. Possui uma extensão do Campus do Instituto Federal Farroupilha. Sua economia é baseada na agropecuária.