RESUMO HISTÓRICO


Bossoroca, situada na região das Missões, é uma próspera cidade que tem como base econômica, a cultura da soja e do trigo, pecuária e a atividade comercial e serviços, possuindo, segundo o último censo, em 2010, 6.883 habitantes. Faz divisa com os municípios de São Luiz Gonzaga, Santo Antonio das Missões, São Miguel , Santiago e Itacurubi. A origem de seu nome - Bossoroca, vem do vocabulário Tupy-Guarany, Iby-Soroc, onde a tradução de Iby é terra e Soroc, significa rasgão, chão rasgado, fenômeno que se pode observar através do efeito das águas em terrenos arenosos, onde se abrem enormes rachaduras. Durante algum tempo, usou-se a grafia BOÇOROCA. Posteriormente, em razão de adequação à língua portuguesa, passou-se a usar a grafia BOSSOROCA.

LEOVERAL S. OLIVEIRA - AVELINO CARDINAL 
E MARCOS  FABRÍCIO,
AO LER A NOTÍCIA DA 

EMANCIPAÇÃO DE BOSSOROCA.
No ano de 1965 teve início o movimento que iria culminar com a emancipação de nosso município. Logo no início deste movimento, um fato curioso aconteceu. Como não existia área e população suficiente para a emancipação, foi anexado ao território de Bossoroca, o rincão do Ivai que então pertencia à São Luiz Gonzaga. Alcançou-se desta forma, a densidade demográfica necessária. A Comissão Emancipacionista, foi composta por Marcos Fabricio, Avelino Cardinal, João Dutra e Leoveral Oliveira. Este movimento, liderado por homens que queriam uma Bossoroca independente, logo aumentou e foi criada a Comissão que teria por incumbência, promover a emancipação de nosso município. Bossoroca desmembrou-se de São Luiz Gonzaga em 12 de outubro de 1965, quando foi criado o município, através da Lei 5.058, pelo então Governador do Estado Ildo Meneghetti. No entanto, a instalação aconteceu em 04 de março de 1967.

                         ATA DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO                                                                 





Em 1968 - posse do 1º Prefeito - Senhor João Luiz Nascimento
MEMBROS DA CÂMARA: Lucia Marilia Marques (primeira presidente), Irineu Torres,
Joaquim Cardinal, Manoel Vargas Loureiro, Orestes L. Wesz, Setembrino Alves e Valeriano Cruz



1801 - O território Missioneiro era chamado de Estância de Santo Tomé, quando Borges do Canto apossou-se das missões, entregando-a para o Governo Português. O território compreendido entre os rios Icamaquã, Piratinin e Uruguai (incluindo Bossoroca)  passou-se a ser chamado de Rincão do Icamaquã.
1810 - Independência das províncias.
1816 - O território missioneiro foi dividido em sete freguesias (sete povos). Bossoroca continua a pertencer a freguesia de São Borja.
1817 - Foi criada a Vila de São Luiz Gonzaga, também vinculada à São Borja.
1834 - São Borja foi elevada a categoria de vila, e nosso município passa a ser o 4º Distrito.
1859 - São Luiz Gonzaga é elevado a categoria de freguesia.
1880 - Criação do município de São Luiz Gonzaga
1887 - São Borja é elevada a categoria de cidade.
1938 - Criação do Distrito de Bossoroca - surgia a sede da futura Vila da Igrejinha
1952 - Bossoroca torna-se segundo Distrito de São Luiz Gonzaga - Lei Municipal 123 de 18/08
1965 - Emancipação do município de Bossoroca.
1967 - Instalação do Município de Bossoroca no dia 04 de março. ~João Dutra é nomeado interventor, assumindo a chefia do município em 04 de março. Assume a primeira presidente da Câmara de Vereadores de Bossoroca, Senhora Lúcia Marília Marques.


OUTRAS DATAS SIGNIFICATIVAS


1938 - Criação do primeiro grupo escolar de Bossoroca, que recebeu o nome de Grupo escolar Gaspar Silveira Martins.

1943 - Festa de inauguração da linha ferroviária Santiago / São Luiz Gonzaga, que foi iniciada no ano de 1911. Ficou um tempo paralisada e reiniciou em 1938.

1948 - No dia 14 de março, ocorreu, na então Vila de Bossoroca, a fundação do Hospital  Nossa Senhora das Graças.

1948 - Instalação da balança rural com embarque ferroviário. Acabava desta forma, as tradicionais tropeadas que ocorriam nesta região e que levavam o gado para abate. A ultima pesagem para embarque aconteceu em 13 de maio de 1978.

1962 - É criado o Ginásio Estadual Miguel Fernandes, através do Decreto 13932 de 26 de julho, com aula inaugural em 03 de abril de 1963, tendo como primeira diretora, a Senhora Ana Olívia Nascimento.

1965
- Fundação do Clube 3 de Julho, no mesmo dia e mês de sua denominação, sendo seu primeiro Presidente, o Senhor João Pedro Furtado Fabrício.

1967
- Criação do Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo das Missões, no dia 20 de setembro, tendo como patrão o Senhor Manoel Vargas Loureiro (Polaco Loureiro).

1968 - Criação do Sindicato Rural de Bossoroca, no dia 08 de dezembro.

1968 - Primeiras eleições no então município de Bossoroca, em 15 de novembro.

1975
- Início das aulas na extensão da Escola Técnica de Comércio de São Luiz Gonzaga, a nível de II grau.

1977 - Conforme Carta Sindical de 20 de abril, surgia o Sindicato dos Trabalhadores Rurais

1981
- Criação da Escola de II Grau Bossoroca, através do Decreto 30.023 de 20 de janeiro.

1981
- Criação do museu Municipal Paulina Alves Pereira, no dia 01 de outubro através da Lei 406. Seu efetivo funcionamento só aconteceu em 13 de agosto de 1992.

1985
- Fundação do CTG Sombra de Carreteiro, na Vila Timbaúva, no dia 04 de agosto.



DENOMINAÇÕES DA "BUENA TERRA"


IGREJINHA - A primeira denominação recebida por nosso município, tem referência a um dos lugares históricos de Bossoroca, a Igrejinha.

CAPÃO DA UNIÃO - Esta denominação, deu-se pelo fato da existência de uma grande área de matos de propriedade de Justino V. Marques, onde hoje é propriedade da senhora Marlene Kohler. Este mato tinha agua fresca e sombra em abundância e estava localizado no Rincão da União, na estrada geral entre Carovi e Bossoroca.

VILA DOS CATAVENTOS - Uma das alternativas, senão a única, encontrada pelos antigos moradores, eram as torres com cata-ventos, destinados a gerar energia que carregava baterias acopladas às torres. Em razão da quantidade de cataventos existentes, que entre 1943 a 1949, chegou a ter 44 unidades, nosso município recebeu esta denominação.

VILA DE BOÇOROCA - Durante a festa de inauguração da pracinha da Vila, o Prefeito de São Luiz Gonzaga, Alcino Schorn de Moraes, na leitura da ata de inauguração da Vila, chamou o local de Igrejinha. De imediato, houveram protestos de alguns cidadãos, não aceitando aquela denominação, pois Igrejinha era um local que ja existia. Em razão dos protestos, o nome do Terceiro Distrito passou a ser Bossoroca.
_________________________________________________________________

Em 26 de fevereiro de 1938, através de um decreto, surgia a sede da futura Vila da Igrejinha. Neste ato, dirigido pelo Prefeito de São Luiz Gonzaga, Alcino Schorn de Moraes, diversas autoridades prestigiaram o lançamento da pedra fundamental, com a leitura da ata de fundação, quando então, foi dado o nome de Igrejinha. A ideia da criação de um núcleo populacional, deu-se à iniciativa do Senhor Francisco de Paula Ferreira da Cunha, Capitão-médico do Exército, que aqui vinha a cada semana.


PRÉDIO DO GOVERNO MUNICIPAL
PALÁCIO MUNICIPAL JOÃO CÂNDIDO DUTRA



CÂMARA DE VEREADORES
PALÁCIO MUNICIPAL 12 DE OUTUBRO

 ONTEM e HOJE




Aspectos físicos:
Situação - Região das Missões
Área: 1.598,0 Km2
Densidade demográfica: 4,30 hab/Km2
Altitude: 228 m
Clima - Sub tropical
Hidrografia - Rios Piratini e Icamaquan
Limites - São Luiz Gonzaga, Santiago, Itacurubi, São Miguel das Missões e Santo Antonio das Missões - Base Econômica - Agropecuária, comércio e serviços -  DDD: 55
- CEP: 97.850-000