EVENTOS QUE MARCARAM ÉPOCA


* MANANCIAL MISSIONEIRO DA CANÇÃO - 1990
* FESTIVAL REGIONAL ESTUDANTIL - FREB - 1991
* TRIBUTO A NOEL GUARANY - 1998
* ENCONTRO SUL-AMERICANO DE FOLCLORE - 2011

  
MANANCIAL MISSIONEIRO DA CANÇÃO
Em 1990, um grupo de pessoas reuniu-se para realizar aquele que seria o início de um dos eventos mais significativos da Buena Terra, o Manancial Missioneiro da Canção. Bossoroca nunca antes tinha visto uma manifestação musical tão intensa. A 1ª Edição, que teve um tímido inicio, foi um sucesso que ultrapassou fronteiras. No palco do festival, apresentaram-se gauchos que estavam arrinconados em outras querências, e o Rio Grande foi cantado de forma memorável.


O início: A primeira reunião para tratar do Manancial. Jairo Velloso, 
Luiz Carlos Borges, Telmo Dutra, Paulo Urack e Carlos Heinze.

O Manancial Missioneiro da Canção, em sua primeira edição, teve na comissão organizadora, as seguintes pessoas:
Coordenador geral: Jairo Velloso,
Presidente: José Paulo K. Urach,
Vice Presidente: Adelar Dias Nascimento,
Secretários: Raul Nunes Moreira e Ivo Pereira de Oliveira,
Tesoureiros: Cesar Dirceu Franco e Itaner Annes.
Assessores: Odilo Ferst, Vergilio Terra Nascimento, Atanazio S. Nascimento, Ilvo Jorge B. Fialho, Gorge R. Bitencourt, Jorge Enio P. dos Santos, Cledi Viana Cardinal, João Oliveira Antunes e João Manoel Ferreira.

Alguns membros da Comissão Organizadora da 1ª Edição
(da esquerda para a direita) João Antunes, Raul Moreira, Paulo Urach, Cledi Viana Cardinal. Adelar Nascimento, Jairo Velloso, Itaner Ennes e Cesar Dirceu Franco.

COMISSÃO ORGANIZADORA

PRIMEIRA EDIÇÃO


SEGUNDA EDIÇÃO


TERCEIRA EDIÇÃO


VENCEDORAS DAS CINCO EDIÇÕES



Primeira Edição: CERNE DA ALMA (Sergio Oliveira e Luiz Bastos)



Segunda Edição: MEU CANTO XUCRO (Gilson Aguiar)



Terceira Edição: MARIA ALTINA, PAIXÃO E MORTE (João Ari Ferreira e Sabane F. de Souza)



Quarta Edição: DE RELANCINA (Mauro Marques e Leonardo Charrua)


 

Quinta Edição: SAUDADE (Adão Quevedo e Maurício  Marques)

************************************************************************

PAÍSES VIZINHOS PARTICIPAM DO MANANCIAL

Na segunda edição do Manancial, com o propósito de divulgar e procurar parceria com nossos imãos Argentinos e Uruguaios, a Comissão Organizadora esteve em Santo Tomé - Corrientes, oficializando convite para para o Presidente  e Secretária do Festival de Folklore Correntino. (foto)


Na quarta Edição, em 1996, o palco do festival recebeu um dos grandes shows da noite, quando, Ramon Mendez e sus Estrellas Del Litoral, trouxeram o folclore argentino, em musicas que fizeram vibrar a platéia, mostrando que não existem fronteiras quando cantamos nossas orígens.


**************************************************************************


RETROSPECTIVA DO MANANCIAL - 1990 a 1999

 
Em 2009, a Associação Cultural de Bossoroca, lançou o CD MANANCIAL MISSIONEIRO DA CANÇÃO - Retrospectiva, onde foram incluidas 18 musicas, dentre as que mais se destacaram nas cinco edições.


Capa do CD Retrospecitiva, num trabalho grafico de Jairo Velloso e James Diego Roth, impresso na Grafica e Jornal A Noticia.
_________________________________________________________________________

FESTIVAL REGIONAL ESTUDANTIL DE BOSSOROCA - FREB

No ano de 1991, nos dias 29 e 30 de novembro, o ginásio de esportes Cesar Dirceu Franco, foi palco do maior evento estudantil da região, o FREB – Festival Regional Estudantil de Bossoroca. Promoção dos Grêmios Estudantis Avante e Força Jovem com apoio do Poder Público e Câmara de Vereadores, obtiveram um grande e esperado sucesso. O público lotou o ginásio de esportes nas duas noites do festival, que mostrou os talentos, não só da Buena Terra, como de toda a região. A comissão organizadora, formada por professores e alunos, viu todo o esforço dispendido na realização do evento, transformar-se num grande sucesso, não só de público, como de critica, já que o nível das apresentações era bastante elevado. Nesta primeira edição, o FREB contou com a participação das seguintes pessoas na comissão avaliadora: Clara Lucas e Vânia Coimbra de São Luiz Gonzaga, Valdir Pinto de Santiago, Elemar Ungrad de Cerro Largo e Jairo Velloso de Bossoroca.

ANGELA GOMES - Vencedora do 1º FREB












Os vídeos a seguir, foram recuperados de fitas VHS, não apresentando boa qualidade. Mostram partes da 3ª edição do FREB – Festival Regional Estudantil. 




********************************************************************

TRIBUTO A NOEL GURANY



"Por tudo que representa, dentro da canção nativa,
inspiração sempre viva que da terra se alimenta,
quando ao mundo se apresenta é o indio xucro que assoma
o pajador sem diploma que veste, como couraça,
o próprio impulso da raça, que a história mata,
mas não doma."


Era o dia 08 de maio de 1998, 20,30 horas, quando, com estes versos, o apresentador Jairo Velloso, deu início a um dos mais significativos gestos de homenagem e reconhecimento ao "Cantor que cantou a Bossoroca", Noel Guarany. Ja debilitado por uma doença degenerativa que o impossibilitava de exercer sua funções, tambem enfrentava problemas financeiros. Sensibilizados com a situação do grande expoente da musica missioneira, a família Fabricio e o Rotary Club de Bossoroca, tiveram a inciativa de promover este evento que foi denominado TRIBUTO A NOEL GUARANY. A intenção era mobilizar a grande legião de fãs, amigos e admiridadores de Noel. 

João Antunes, que registrou este momento numa matéria publicada no Jornal A Notícia, descreveu aquela noite, como um momento memorável, recheado de expressivos nomes da música Rio-grandense, que se ergueram em coro num tributo ao "Missioneiro que cantou a Bossoroca".

Passou-se o tempo e em outubro de 2006, por iniciativa do Governo Municipal, foi realizado a segunda edição deste evento, desta vez com um novo formato, quando também, ocorreu o lançamento de um selo com a imagem do cantor missioneiro, cuja finalidade principal, era selar as correspondências oficiais. No ano seguinte, em 2007, mais uma vez aconteceu o Tributo a Noel, com inúmeras participações de artistas locais e regionais. Abaixo, fotos e um vídeo da 3ª edição realizada em 2007.

MOMENTOS DO EVENTO
2006 - Comissão e participantes
Participantes

Jorge Guedes e família

Neide Fabricio (esposa) Laura Guarany (filha) João L. Rosado Marques (prefeito)

Clube 3 de Julho - Publico presente

************************************************************************************

**************************************************************************************************

1º ENCONTRO SUL-AMERICANO DE FOLCLORE


Realizado nos dias 19 a 21 de agosto de 2011, dentro das comemorações da Semana Municipal do Folclore, este evento foi organizado pela Associação Cultural de Bossoroca - ACB, com apoio do Governo Municipal, e Eduardo galeano Produções, da cidade de Posadas - Argentina. Seu objetivo inicial era a realização de palestras e mostras sobre o folclore. Participaram do evento, alem  das delegações das cidades brasileiras de Porto Alegre (Grupo Andanças), Santa Maria (DTG Noel Guarany) e Santiago (Grupo Raça Pampeana), representações da Argentina (Escuela Municipal de Danzas Maria Luiza A. de Zambrano) - Posadas e do Paraguay ( Elenco Artistico Tetãguá Kire'y) - San Lorenzo. Foram três dias de entrelaçamento dos três países, onde a comunidade de Bossoroca vivenciou um espetáculo inesquecivel de beleza e cultura.