SOBRE O AUTOR / CRÉDITOS


JAIRO PLAUTZ VELLOSO

Natural da cidade de Uruguaiana foi integrante da Escola Naval – Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha de Guerra do Brasil no Rio de Janeiro. Chegou à Bossoroca, em setembro de 1976, e sua primeira participação social foi no CTG Sinuelo das Missões, exercendo as funções de Sota - Capataz e depois, por duas gestões, como patrão.  Ainda no tradicionalismo, coordenou, por duas vezes, a Terceira Região Tradicionalista, vinculada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Liderou a criação do grupo de arte nativa Raízes, que teve destacada participação no primeiro festival da Musica Crioula de Santiago e depois, em vários eventos regionais. Em 1990, por ocasião das comemorações dos 25 anos de emancipação político administrativa do município, participou e coordenou a realização da primeira edição do Manancial Missioneiro da Canção. Em 1992, assumiu a presidência da comissão, mantendo-se até 1996. Em 27 de dezembro de 1997, através de proposição do vereador João Antunes, recebeu o título honorífico de CIDADÃO BOSSOROQUENSE, em  razão de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Bossoroca.

Jairo Velloso é poeta, com trabalhos na Seleta de Versos e Contos da ASAS de São Luiz Gonzaga, participações em livros, como do escritor João Antunes. Compositor nativista possui trabalhos registrados por vários grupos gaúchos, com participação em festivais nativistas, como: Grito do Nativismo - Jaguari, Musica Crioula - Santiago, Ronda de São Pedro - São Borja, Coxilha Nativista - Cruz Alta, Festival Tradicionalista da Mata e Califórnia da Canção Nativa em Uruguaiana.


Participou como jurado, de diversos festivais regionais, entre eles, Canto Alegretense, Festival Tradicionalista da Mata, Festival Regional Estudantil de Bossoroca, entre outros. Liderou também, a criação da Associação Cultural de Bossoroca, sendo seu primeiro presidente. Na A.C.B., foi responsável por importantes projetos que deram destaque ao município de Bossoroca, colocando-o como referência cultural no RS. 

Atualmente é o Coordenador da A.C.B. e delegado da AFLA (Associação Folclórica Latino Americana) que tem sede no Paraguai.



Colaboradores:

ACERVO DA ESCOLA DE 2º GRAU BOSSOROCA
DENIZE DUTRA GAZANA
FLICKR - Eduardo Amorin
ILVO JORGE BERTIN FIALHO (Pioneiros da Bossoroca)
INSTITUTO GAÚCHO DE TRADIÇÃO E FOLCLORE
JOÃO ANTUNES
MUSEU MUNICIPAL
MARIA JULIA F. HOMN
MAURELIO NASCIMENTO AQUINO

PÁGINA DO GAÚCHO
ROZANGELA B. DUTRA
VALERIANO CRUZ (Histórias e Memórias de Bossoroca)
CRESCÊNCIO FABRÍCIO DA SILVA
ROBERTO FURTADO DUARTE
WIKIPÉDIA



WEB DESIGNER - Jairo Velloso



Obs: Todo trabalho aqui apresentado, teve orígem na pesquisa de livros e documentos, bem como na busca de informações junto a pessoas que conhecem a história da Buena Terra Missioneira, tendo como único objetivo, apenas a divulgação do município de Bossoroca e seu contexto no RGS. Na eventualidade da constatação de alguma incorreção (nomes, datas, fatos, etc.) ou sugestões para melhorar este blog, solicitamos a gentileza de fazer a comunicação através do e-mail acbossoroca@gmail.com.

Os DIREITOS AUTORAIS são protegidos pela lei 9610/98 e violá-los, é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal Brasileiro. As imagens aqui postadas, foram retiradas de arquivos pessoais, livros e da internet, sendo que estas, supõe-se ser de domínio público. No caso em que haja algum problema ou erro com material protegido por direitos autorais, a quebra desses direitos não é intencional pois este blog não tem fins lucrativos.